UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 08h36

Obama e Medvedev assinam novo tratado de redução de armas nucleares

Praga, 8 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram hoje o novo tratado de redução de armas nucleares que substituirá o Start e que limita a 1,5 mil as ogivas nucleares para seus respectivos países.

Em cerimônia em Praga, os dois líderes selaram o acordo, que também limita a 800 os vetores de lançamento dessas ogivas e que agora deverá ser ratificado pelos Parlamentos dos dois países.

Em um breve discurso após a assinatura, o presidente americano, Barack Obama, indicou que com este acordo os EUA e a Rússia colocam um fim à "separação" da relação bilateral dos últimos anos.

Segundo o presidente americano, o novo acordo abrirá caminho a novas reduções de armamento entre os dois países.

Obama anunciou também que acordaram negociações sobre a defesa antimísseis, um dos assuntos mais espinhosos entre os dois países.

Rússia incluiu uma declaração unilateral no tratado no qual adverte que se reserva ao direito de abandonar o pacto se considerar que a defesa antimísseis americana representa uma ameaça aos seus interesses.

Os Estados Unidos que planejam novo escudo em substituição ao abandonado no ano passado afirmam que seus projetos não representam ameaça à Rússia.

As negociações, detalhou Obama, incluirão trocas frequentes de informações sobre a avaliação das ameaças, incluindo uma avaliação dos mísseis balísticos.

"Quando essas avaliações estiverem completas, espero que tenhamos um diálogo sério sobre a cooperação russo-americana a respeito da defesa antimísseis".

O presidente americano fez também uma advertência aos programas nucleares da Coreia do Norte e do Irã, e indicou que "não tolerará atos que violem o Tratado de Não-Proliferação".

Com relação ao programa iraniano em especial, Obama ressaltou que "não irão aceitar episódios que possam despertar uma corrida armamentista em uma região vital e que ameace a credibilidade da comunidade internacional e nossa segurança coletiva".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host