UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 19h22

Diplomata catariano que disparou alarme terrorista vai embora dos EUA

Washington, 9 abr (EFE).- O diplomata catariano que disparou o alarme terrorista em um avião comercial americano ao tentar acender um cigarro no banheiro, será realocado e deixará os Estados Unidos, informaram hoje fontes oficiais.

O porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowyley, disse que as autoridades catarianas "decidiram realocar o diplomata e ele deixará o país dentro de pouco tempo".

Mohammed al-Modadi, de 27 anos, terceiro secretário e vice-cônsul na representação catariana nos EUA, foi libertado sem acusações na quarta-feira, depois do incidente que aconteceu em um voo da United Airlines no qual viajava de Washington para Denver com 157 passageiros.

Fontes oficiais de segurança informaram que o incidente foi um mal-entendido, depois que as aeromoças do avião viram sair fumaça de um banheiro da aeronave e ao ser perguntado Modadi respondeu de maneira jocosa: "Estou prendendo meus sapatos".

Sua resposta fez disparar os alarmes, depois que em 2001 o americano Richard Reid tentou explodir um avião de passageiros através da detonação de explosivos escondidos em seus sapatos, e o avião teve que descer na base Buckley da Força Aérea dos Estados Unidos escoltado por dois aviões militares.

"Levamos muito a sério todas as normas federais que dizem respeito à segurança aérea", disse Crowley, lembrando que as autoridades de segurança americanas já tinham indicado que Modadi não levava explosivos e que não estava envolvido em alguma atividade terrorista.

O porta-voz agradeceu ao Catar que "tenham reconhecido a seriedade da situação e tenham dado os passos apropriados" para resolver a questão rapidamente para que "juntos possamos voltar a nos estabilizar em outros assuntos importantes na região, incluindo a paz no Oriente Médio, que demonstrem nossa forte cooperação".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host