UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 18h44

Equador registra 28 mil novos refugiados colombianos no último ano

Quito, 9 abr (EFE).- O Governo do Equador informou hoje que identificou 28 mil novos refugiados colombianos no último ano, após aplicar um plano de Registro Ampliado.

Com esse número, agora são 53 mil pessoas que estão refugiados em território equatoriano.

A Chancelaria do Equador indicou que, graças ao Registro Ampliado, tirou da "invisibilidade" 28 mil colombianos que residiam no Equador, que fugiram da violência em seu país e que necessitavam algum tipo de proteção internacional.

Entre 2000 e 2009, o Equador tinha entregado cartas de refúgio a 25 mil pessoas, a grande maioria delas de nacionalidade colombiana, mediante um processo regular de registro.

Em março do ano passado, o Governo equatoriano elaborou o plano de Registro Ampliado sobre a base de estudos que advertiam que no país havia cerca de 135 mil imigrantes, a maioria colombianos, com alguma necessidade de proteção internacional.

O Equador empreendeu o programa de Registro Ampliado com ajuda do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), que elogiou o processo realizado pelo Governo equatoriano.

"Ao se tornar a primeira iniciativa estatal de proteção humanitária e jurídica internacional a refugiados efetuada por um país da América Latina, este projeto recebeu o reconhecimento internacional como um modelo de boas práticas em matéria de direitos humanos", disse hoje Alfonso Morales, diretor-geral de Refugiados da Chancelaria equatoriana.

"Os beneficiados deste processo se somam às 25 mil pessoas que foram reconhecidas como refugiadas entre os anos de 2000 e 2010, no marco do processo ordinário ou regular para a determinação da condição de refugiados. Com isso, o número total de refugiados reconhecidos no Equador chegou a 53 mil pessoas", reiterou.

Morales explicou que, desse total, 98% de pessoas registradas são de nacionalidade colombiana. Segundo ele, o "Equador é o país com o maior número de refugiados reconhecidos e solicitantes de refúgio em toda a América Latina".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h19

    -0,59
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h20

    0,99
    63.855,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host