UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 15h43

Lula reafirma a Piñera compromisso incondicional com Chile após terremoto

Brasília, 9 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje diante de seu colega chileno, Sebastián Piñera, o compromisso "concreto e incondicional" do Brasil em colaborar com a reconstrução do Chile após o terremoto de fevereiro passado.

"O Chile sofreu perdas incontáveis e o Brasil estará ao lado dele", resumiu Lula no discurso pronunciado junto a Piñera depois da reunião de trabalho que tiveram hoje em Brasília.

Lula também aproveitou para reafirmar o interesse do Brasil em estreitar as relações comerciais e aumentar os investimentos brasileiros no Chile e convidou a Piñera a dar "passos decisivos" nesse sentido.

"Não interessa a nós sermos ilhas de prosperidade em um oceano de frustração. Queremos uma América Latina competitiva e aberta", comentou o presidente brasileiro.

Ele assegurou ao colega chileno que o setor privado brasileiro está muito interessado em investir no país andino, como o próprio Piñera pôde comprovar na quinta-feira, em reunião com importantes empresários em São Paulo.

Nesse sentido, Lula enfatizou a ajuda que pode fornecer o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao mesmo tempo, ele indicou que os dois países poderiam colaborar em áreas como estradas e gasodutos e citou um projeto de integração em fase de conclusão que Brasil e Chile compartilham com a Bolívia.

Trata-se do corredor interoceânico que unirá o Porto de Santos (Brasil), no litoral do Oceano Atlântico, ao Porto de Iquique (Chile), na costa do Pacífico.

O presidente brasileiro também defendeu o início da utilização das respectivas moedas, o real e o peso chileno, no comércio entre as duas nações, do mesmo modo que Brasil e Argentina já começaram a substituir o dólar pelo real e peso argentino nas transações comerciais bilaterais.

Além disso, Lula anunciou que pretende viajar ao Chile este ano para retribuir a visita oficial de Piñera ao Brasil.

"Não sairei da Presidência do Brasil sem visitar o Chile como chefe de Estado", destacou Lula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,10
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h18

    0,50
    76.357,58
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host