UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 10h22

Papa quer ouvir novamente as vítimas de pedofilia

Cidade do Vaticano, 9 abr (EFE).- O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse hoje em um editorial divulgado pela Rádio Vaticano que o papa Bento XVI está disposto a ouvir novamente as vítimas de abusos sexuais por parte dos padres católicos.

No texto, Lombardi aborda a linha seguida pela Igreja Católica perante os contínuos casos de pedofilia por parte de religiosos e defende as medidas tomadas pelo papa, que, segundo ele, "merece todo o respeito e apoio".

É preciso, acrescenta, "seguir atuando com decisão e veracidade com os procedimentos corretos do julgamento canônico rumo aos culpados e colaborando com as autoridades civis no que diz respeito a suas competências judiciais e penais".

O porta-voz do vaticano acredita que os sacerdotes alcançaram uma "maturidade sã da personalidade, também do ponto de vista da sexualidade", redescobrindo e reafirmando o sentido e a importância do significado da sexualidade, da castidade e das relações afetivas no mundo de hoje.

"Alguém observou que os abusos foram verificados com mais frequência no período mais quente da 'revolução sexual'. Também é preciso levar este contexto e em conta além do mais geral da secularização", afirma Lombardi.

O porta-voz afirma que Bento XVI é um "guia coerente sobre o caminho do rigor e a veracidade". "Ele é um pastor à altura para enfrentar com retidão e segurança este tempo difícil, no qual não faltam críticas e insinuações infundadas; é preciso afirmar que ele é um papa que falou muito da verdade de Deus e do respeito à verdade, convertendo-se em um testemunho crível", aponta Lombardi.

"O acompanhamos e aprendemos com ele a constância necessária para crescer na verdade, na transparência, continuando com o amplo horizonte sobre os graves problemas do mundo, respondendo com paciência ao gotejamento de 'revelações' parciais ou supostas que tentar deteriorar sua credibilidade e a de outras instituições e pessoas da Igreja", acrescenta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host