UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 15h39

Presidente de Honduras chega a Manágua para se reunir com Ortega

Manágua, 9 abr (EFE).- O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, chegou a Manágua para se reunir com seu colega da Nicarágua, Daniel Ortega, em uma viagem surpresa anunciada hoje por Tegucigalpa.

Lobo foi recebido no aeroporto pelo próprio Ortega, único líder da região que ainda não normalizou suas relações com o Governo hondurenho que assumiu o poder em janeiro.

Nem Lobo nem Ortega, que foi ao aeroporto acompanhado pela primeira-dama, Rosário Murillo, e o chanceler da Nicarágua, Samuel Santos, deram declarações sobre os pontos que devem abordar.

O líder hondurenho chega a Manágua em uma escala técnica de sua viagem a Panamá, onde deve participar da inauguração dos IX Jogos Esportivos Centro-americanos, disse o ministro de Exteriores de Honduras, Mario Canahuati.

Horas antes da viagem de Lobo, o chanceler indicou que os presidentes devem abordar "o problema que há no golfo de Fonseca", no Pacífico, onde nas últimas semanas se produziram incidentes entre a Força Naval da Nicarágua e pescadores hondurenhos.

"É preciso ser positivo, não há dúvida; temos que manter a mente aberta e esperar que este seja um espaço que está sendo dado para começar a fortalecer já e formalizar nossas relações" com a Nicarágua, disse o chanceler hondurenho.

Ortega não reconhece o Governo de Lobo, que assumiu o poder no dia 27 de janeiro, por considerar que ele foi empossado em um momento de ruptura constitucional gerado após o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em junho do ano passado.

Lobo chega ao país depois que o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, realizasse uma visita surpresa a Manágua nesta quinta-feita para conversar com Ortega sobre como recuperar a "harmonia" na América Central.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host