UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 15h06

A.Latina apresentará à Cúpula Nuclear experiência bem-sucedida

Washington, 10 abr (EFE).- Os representantes da América Latina na Cúpula Nuclear da próxima segunda e terça-feira apresentarão uma experiência de êxito, porque impediram o desenvolvimento de armas atômicas na região, apesar de Washington ter reservas sobre as políticas do Brasil.

Os países latino-americanos que participarão do encontro são o próprio Brasil, Argentina e México, os únicos da área que contam com usinas nucleares, e o Chile, que pretende instalá-la para reduzir a dependência da energia externa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convidou-os a Washington, junto com outros 43 países, porque quer construir um consenso internacional contra o desenvolvimento de novas armas nucleares e para impedir que materiais radioativos caiam em mãos de terroristas.

Na opinião dos especialistas, a razão pela qual a América Latina e o Caribe podem dar lições ao mundo no âmbito nuclear é o Tratado de Tlatelolco, vigente desde 1967, que proíbe as armas atômicas, e que todos os países da região assinaram.

"Todos os países na região entenderam que começar uma corrida armamentista seria perigoso e muito caro", disse à Agência Efe William LeoGrande, da Faculdade de Assuntos Públicos de American University.

Uma década depois, os regimes militares do Brasil operaram um programa secreto de armas nucleares, mas após a transição democrática os Governos civis puseram fim a essa experiência.

Mesmo assim, Washington tem reservas com relação à política brasileira no terreno nuclear.

"Isso é algo preocupante para muitos nos Estados Unidos", afirmou um especialista. "Não acho que o Brasil tenha interesse em uma bomba nuclear agora, mas quer ter capacidade de fabricá-la. É o único país grande que não tem", justificou o americano.

O Brasil, cujo programa nuclear está sob o controle das Forças Armadas, é a única nação latino-americana capaz de enriquecer urânio, que possui grandes reservas, até o nível necessário para seu uso para fins civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h30

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h36

    -0,06
    68.675,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host