UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 15h13

Lula decreta 3 dias de luto oficial por morte de presidente polonês

Brasília, 10 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou hoje três dias de luto oficial pela morte do presidente polonês, Lech Kaczynski, que morreu em um acidente aéreo nesta manhã na Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores informou também que o presidente enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, e ao presidente interino do país, Bronislaw Komorowski.

Lula disse que recebeu "com profunda consternação a notícia do trágico acidente" ocorrido na cidade russa de Smolensk, no qual morreram também outras 95 pessoas, incluindo a esposa do presidente e mais vários funcionários de alto escalão da Polônia e militares de altas patentes.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também transmitiu uma mensagem a seu colega polonês, Radoslaw Sikorski, no qual expressou suas "mais sinceras condolências" aos familiares das vítimas e a todo o povo da Polônia.

Kaczynski estava a caminho da cidade russa de Katyn, próxima à fronteira com a Bielorrússia, para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados há 70 anos pelo regime soviético de Josef Stalin.

Ao todo, morreram todos os 96 passageiros a bordo do avião Tupolev-54, que caiu próximo a Smolensk (Rússia) e no qual viajavam, além da tripulação, 88 integrantes da delegação polonesa liderada por Kaczynski.

Junto ao presidente viajavam inúmeros funcionários de alto escalão da Polônia, militares de altas patentes e familiares das vítimas do massacre de Katyn.

O acidente aconteceu próximo ao aeroporto militar de Smolensk em meio a um denso nevoeiro depois que o piloto rejeitou a sugestão de desviar o voo para Moscou ou Minsk, capital da Bielorrússia, informam fontes da Procuradoria russa em Moscou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,27
    3,252
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    1,58
    74.594,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host