UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 10h17

Lula se reunirá em Washington com líderes da Itália, Japão e Turquia

Brasília, 10 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá na próxima segunda-feira em Washington com os primeiros-ministros da Itália, Silvio Berlusconi; Japão, Yukio Hatoyama, e Turquia, Recep Erdogan, informou hoje o Governo.

As reuniões ocorrerão durante a cúpula sobre segurança nuclear convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à qual assistirão líderes 47 países.

Berlusconi planejou recentemente duas visitas ao Brasil, mas cancelou a viagem de última hora.

A última foi no mês passado, quando a visita chegou a ser anunciada de forma oficial para 9 de março. Quatro dias antes, porém, acabou cancelada.

Um dos assuntos que Lula e Berlusconi poderiam discutir durante o encontro em Washington é a situação do ex-ativista de extrema esquerda italiano Césare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país e cuja extradição foi aprovada pela justiça brasileira em novembro passado.

Battisti, detido no Brasil desde março de 2007, obteve do Governo Lula o status de refugiado que foi cancelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que em 18 de novembro se pronunciou a favor de sua entrega à justiça italiana.

O STF, no entanto, deixou a decisão final para Lula, quem ainda não se manifestou sobre o assunto.

A concessão de refúgio pedido posteriormente pelo Supremo gerou um forte mal-estar na Itália, cujo Governo chegou a retirar seu embaixador no Brasil por um mês em protesto.

Battisti, de 55 anos se dedica atualmente à literatura, permanece detido em uma prisão de Brasília, na qual está preso desde sua captura no Rio de Janeiro, onde estava escondido desde 2004.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host