UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 07h09

Primeiro-ministro polonês convoca Governo após a morte de Kaczynski

Varsóvia, 10 abr (EFE).- O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, convocou neste sábado sessão de urgência do Governo, após a morte do presidente Lech Kaczynski, que estava no avião que caiu quando se aproximava do aeroporto russo de Slomensk.

Segundo informou o porta-voz do Governo, Pawel Grass, Tusk está a caminho de Varsóvia e em comunicação constante com o presidente do Parlamento, Brolislaw Komorowski, quem de acordo à Constituição polonesa assumirá interinamente a Presidência.

A morte de Kacynski, de 60 anos e presidente polonês desde 2005, foi confirmada por fontes russas pouco depois do acidente, que ocorreu após a queda do Tupolev 154 no qual o governante viajava na companhia de sua mulher, Maria, e uma delegação do primeiro escalão de Governo.

Kaczynski e o restante da comitiva seguiam para as celebrações em memória dos soldados poloneses assassinados pelos serviços secretos soviéticos, em Katyn, há 70 anos.

No acidente teriam morrido todos os passageiros. Segundo a promotoria russa, seriam 132 pessoas, mas outras fontes contabilizam 87 vítimas.

O acidente ocorreu quando a aeronave se aproximava do aeroporto, aparentemente sob um denso nevoeiro.

As primeiras informações em Varsóvia apontam para uma colisão do avião contra árvores nos arredores da pista, o que provocou a queda, seguida de uma explosão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,30
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host