UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 00h01

Unasul quer que Brasil apresente detalhes de acordo militar com os EUA

Quito, 9 abr (EFE).- O Conselho de Defesa da União de Nações Sul-americanas (Unasul) espera que o Governo do Brasil envie um relato sobre as negociações que realiza com os Estados Unidos sobre um convênio militar, que deve ser assinado na próxima segunda-feira.

O ministro de Defesa do Equador, Javier Ponce, que preside de forma temporária o Conselho, fez o pedido em entrevista coletiva na qual avaliou uma reunião de delegados da União sobre procedimentos para aplicar Medidas de Confiança e Segurança na região.

Ponce indicou que o Conselho de Defesa conhece as negociações entre Brasília e Washington e destacou que os integrantes do organismo regional vão "respeitar as decisões que cada país tomar".

No entanto, afirmou que "evidentemente" confia que o "Brasil vai levar os conteúdos do acordo ao Conselho de Defesa, se é que o acordo chegará a ser assinado".

"Sabemos da existência dessa negociação, mas necessitamos que o Brasil a apresente oficialmente" ao Conselho, reiterou Ponce, que não quis se referir à possibilidade de o acordo militar incluir o uso de uma base militar por soldados americanos, como foi especulado por veículos de imprensa internacionais.

Washington informou que Brasil e EUA assinarão na segunda-feira um acordo de para facilitar os contatos entre militares dos dois países e compra de equipamento.

O pacto não incluirá o uso por parte das Forças Armadas dos Estados Unidos de bases militares do Brasil, segundo fontes diplomáticas ligadas ao Governo Lula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,85
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h26

    0,81
    64.912,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host