UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 07h19

Corpo do presidente polonês será repatriado

(Acrescenta novas informações)
Moscou, 11 abr (EFE).- O corpo do presidente polonês, Lech Kaczynski, morto no sábado na queda do avião presidencial na Rússia em que viajava para uma cerimônia em Katyn, será repatriado hoje em uma aeronave até a Varsóvia, informou a agência oficial russa "Itar-Tass".

Antes de ser transferido, o corpo de Lech e de sua esposa, Maria, receberá despedidas com honras militares na cidade russa de Smolensk, onde caiu o Tupolev-154, no qual viajavam ainda outras 94 pessoas, muitos delas altos dirigentes poloneses.

"As autoridades polonesas fretarão um avião especial para transferir o corpo do presidente", afirmou Andrei Yevseenkov, chefe de imprensa do Governo da região de Smolensk, à agência oficial "RIA Novosti".

Os restos mortais do chefe de Estado polonês foram reconhecidos nesta madrugada pelo seu irmão gêmeo, Jaroslaw Kaczynski, ex-primeiro-ministro polonês que viajou até o país para fazer justamente o reconhecimento.

Segundo meios de imprensa poloneses, a chegada do corpo do presidente a Varsóvia está prevista para as 14h (horário local, 10h de Brasília).

O avião no qual viajavam o presidente e vários dirigentes poloneses, entre eles a cúpula militar do país, caiu no sábado perto do aeroporto militar Severni da cidade russa de Smolensk.

Estava previsto que o irmão gêmeo do presidente polonês integrasse a comitiva no sábado com Lech Kaczynski a Smolensk. Mas ele desistiu na última hora devido ao delicado estado de saúde de sua mãe, segundo informou a edição digital do jornal "Rzeszpospolita".

Com a sua desistência, que ocupou seu lugar foi o deputado da legenda conservadora Lei e Justiça, Przemyslaw Gosiewski, companheiro de partido dos gêmeos Kaczynski.

A delegação se dirigia para uma cerimônia em lembrança e homenagem dos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos soviéticos na floresta de Katyn, conhecida como Floresta da Morte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host