UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 10h41

Especialistas descartam pane técnica no acidente do avião de Kaczynski

Moscou, 11 abr (EFE).- Os especialistas russos descartaram neste domingo que o acidente aéreo ocorrido ontem, no qual morreram o presidente polonês, Lech Kaczynski, e outros altos dirigentes de seu país, tenha sido provocado por uma pane técnica no avião presidencial.

Um primeiro estudo dos diálogos entre a tripulação do avião acidentado e a torre de controle "confirma que não houve problemas técnicos na aeronave", segundo informou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

"Deciframos e estudamos de forma preliminar a gravação - com maior atenção examinaremos depois em Moscou - e esta confirma que não houve problemas técnicos na aeronave", declarou o chefe do Comitê de Investigação da Promotoria, Aleksandr Bastrikin, na cidade de Smolensk, onde ocorreu a tragédia.

As mesmas informações foram fornecidas pela torre de controle no aeroporto militar Severni de Smolensk, onde o avião de Lech Kaczynski caiu quando tentava aterrissar em condições de nevoeiro e pouca visibilidade.

"O piloto foi advertido sobre as condições meteorológicas adversas, mas decidiu fazer a aterrissagem", ressaltou Bastrikin, quem disse que todos os trabalhos estão sendo realizados em cooperação com especialistas e promotores poloneses.

Funcionários russos já responsabilizaram na véspera do acidente os pilotos do avião, por terem desobedecido primeiro a uma sugestão da torre de controle de desviar o avião para outro aeroporto e depois a ordem direta de suspender a aterrissagem.

Previamente, fontes do Ministério de Transporte indicaram que as gravações das conversas entre pilotos e operadores de voo "estão em estado satisfatório".

Admitiram, porém, que a segunda caixa-preta com os parâmetros de voo e as manobras do avião acidentado a fita "saiu da bobina, certamente por causa do forte impacto".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host