UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 04h08

Irmão gêmeo reconhece corpo do falecido presidente polonês

Moscou, 11 abr (EFE).- O corpo do presidente polonês, Lech Kaczynski, falecido no sábado ao cair na Rússia o avião no qual viajava, foi reconhecido esta madrugada por seu irmão gêmeo, Jaroslaw Kaczynski.

"Jaroslaw Kaczynski reconheceu os restos mortais de Lech e de sua esposa, Maria", informou o deputado polonês Max Krachkovsky, informou hoje a agência oficial russa "RIA Novosti".

O avião Tupolev-154 no qual viajava o presidente e vários dirigentes poloneses, entre eles a cúpula militar do país, caiu neste sábado perto do aeroporto militar Severni, da cidade russa de Smolensk.

Jaroslaw, ex-primeiro-ministro polonês, viajou para Smolensk para identificar o corpo de seu irmão, após o que retornou a Varsóvia em avião desde a cidade bielo-russa de Vytebsk.

O irmão gêmeo do presidente polonês tinha previsto viajar no sábado com Lech Kaczynski a Smolensk (Rússia), mas desisitiu na última hora, devido ao delicado estado de saúde de sua mãe, segundo informou a edição digital do jornal "Rzeszpospolita".

Seu lugar no fatídico acidente foi ocupado pelo deputado da legenda conservadora Lei e Justiça, Przemyslaw Gosiewski, companheiro de partido dos gêmeos Kaczynski.

A delegação se dirigia para uma cerimônia em lembrança e homenagem dos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos soviéticos na floresta de Katyn, conhecida como Floresta da Morte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host