UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 14h28

Mercosul espera participação mais efetiva da UE em comércio bilateral

Buenos Aires, 11 abr (EFE).- O Mercosul espera que a União Europeia (UE) apresente novas contribuições na reunião de negociadores que será realizada no final deste mês em Bruxelas com o objetivo de relançar em maio as negociações para um acordo de associação política e comercial.

"O Mercosul avaliou sua posição com importantes contribuições à parte europeia. Agora é preciso ver quais são os ganhos e as melhorias que eles podem realizar, sobretudo em relação ao setor agrícola", disse hoje o secretário de Relações Econômicas Internacionais da Argentina, Alfredo Chiaradía.

Chiaradía, que neste semestre comanda as negociações externas do bloco integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, informou que na semana passada os técnicos do Mercosul se reuniram para preparar o próximo encontro que terão com os europeus.

"A reunião de 26 e 27 deste mês será realizada em Bruxelas para saber se é possível reiniciar o processo de negociação que deve ocorrer no dia 17 de maio, quando será realizada a cúpula de presidentes do Mercosul e da UE" em Madri, disse.

Ambos os blocos iniciaram há uma década as negociações para um acordo de associação política e comercial, mas o diálogo foi suspenso em 2004 por divergências comerciais.

No entanto, nos últimos meses de 2009, as duas partes deram fortes sinais de compromisso político ao tentar reiniciar as negociações este ano.

Segundo o secretário argentino, "o Mercosul antecipou que, assim que for negociada a oferta do bloco, ela cobrirá uma parte substancial do comércio bilateral no marco das disposições da Organização Mundial do Comércio".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host