UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 11h00

Restos mortais de Lech Kaczynski chegam a Varsóvia

Varsóvia, 11 abr (EFE).- O avião militar com o corpo do presidente polonês, Lech Kaczynski, morto ontem na queda do avião presidencial, aterrissou hoje no aeroporto de Varsóvia a partir de Smolensk, na Rússia.

Na madrugada passada, os restos mortais do chefe de Estado polonês foram reconhecidos no local da tragédia pelo seu irmão gêmeo e líder da oposição conservadora, Jaroslaw Kaczynski, quem também recebeu o féretro em Varsóvia.

Após a recepção e as honras militares, o cortejo fúnebre partirá para o palácio presidencial em um percurso com previsão de durar horas, isso porque milhares de poloneses estão nas ruas com bandeiras nacionais e fotos do casal presidencial à espera da passagem do féretro.

Como o corpo da primeira-dama, Maria, não está entre os 24 já identificados, o mesmo não pode ser repatriado junto ao de seu marido. Mas está previsto que o corpo chegue ainda neste domingo a Varsóvia.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk; o presidente do Parlamento e chefe do Estado interino, Bronislaw Komorowski, e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, presidiram o ato no qual foi recebido o féretro do líder, que chegou a bordo de um avião militar polonês.

Além das maiores autoridades do país, na pista também estava o irmão gêmeo do presidente que esperava pelo corpo junto de outros membros de sua família, incluindo a filha do presidente, Marta.

No entorno do palácio, dezenas de milhares de cidadãos vindos de toda a Polônia se amontoam para receber os restos do governante.

O velório de Kaczynski ocorrerá no palácio presidencial e existe a expectativa de que os cidadãos possam se despedir do dirigente, para isso, no entanto, é necessária uma autorização da família.

A catástrofe ocorreu no sábado quando a delegação de Kaczysnki viajava para participar da cerimônia em lembrança dos 20 mil oficiais e soldados poloneses assassinados pelos serviços secretos de Stalin em Katyn, na Rússia há 70 anos.

Após o acidente, o Governo da Polônia decretou luto nacional de uma semana, o que suspende todas as atividades culturais e esportivas na cidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host