UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 15h26

Ahmadinejad envia carta a Ban Ki-moon e acusa EUA de apoiar terrorismo

Teerã, 12 abr (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, enviou hoje uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e pediu a condenação do que considera "o apoio dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao terrorismo na região".

Segundo a agência local de notícias "Mehr", em sua carta, Ahmadinejad acusou "os serviços secretos de alguns membros da Otan no Afeganistão", assim como a "imprensa dos Estados Unidos e de alguns países europeus" de apoiar o terrorismo, e pediu a interpelação oficial de seus líderes.

"Recentemente foi detido Abdulmalik Rigui, que, escondido no Afeganistão e no Paquistão, causou a morte de mais de 140 iranianos em atentados com bomba", disse o presidente iraniano.

Ahmadinejad acrescentou que seu país tem "provas documentadas sobre o apoio de pelo menos três países a esta pessoa e a seus atos terroristas".

O presidente iraniano pediu ao secretário-geral da ONU que condene "estes atos terroristas e defenda os direitos do povo iraniano".

O líder iraniano também acusou os EUA e outros membros da Otan de terem causado a morte de "vários milhões" de pessoas com sua presença na região onde, segundo Ahmadinejad, houve uma intensificação do terrorismo e um aumento do cultivo de drogas em decorrência desta presença.

"Após os eventos de 11 de setembro, dois países foram ocupados pelas forças dos EUA e da Otan com o pretexto da luta contra o terrorismo, enquanto existem ameaças de ataque a um terceiro país", disse Ahmadinejad, sem precisar a qual país se refere.

Ahmadinejad também disse ter enviado junto com sua carta um vídeo que inclui "parte dos crimes de Rigui e suas confissões".

Rigui é líder do chamado grupo sunita de Jundallah, que alega lutar pelos direitos da minoria sunita na desfavorecida província iraniana de Sistan e Baluchistão.

As autoridades iranianas acusam este grupo de terrorismo e narcotráfico. Rigui foi detido no espaço aéreo iraniano no final de fevereiro, enquanto viajava dos Emirados Árabes Unidos para o Quirguistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    0,15
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h31

    -0,78
    63.586,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host