UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 15h32

Rádio cubana faz duras críticas a Hillary por comentários sobre embargo

Havana, 12 abr (EFE).- A rádio oficial cubana "Radio Reloj" chamou hoje a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de mentirosa, cínica e ignorante por dizer que os irmãos Fidel e Raúl Castro não querem o fim do embargo porque perderiam o álibi para todos os males da ilha.

Em um comentário intitulado "Hillary Clinton: a senhora mentira", a rádio afirma que a secretária de Estado americana "formulou na sexta-feira um conjunto de ideias sobre Cuba nas quais misturou ignorância e falsidades".

"Segundo Hillary, nem Fidel nem Raúl desejam pôr fim ao que ela chama de embargo a Cuba 'porque perderiam todas suas desculpas pelo que aconteceu durante os últimos 50 anos'", afirma a "Radio Reloj".

"Se o cinismo precisasse de uma expressão que o imortalizasse, a secretária de Estado americana acaba de expressá-la", acrescenta a emissora.

"A Assembleia Geral da ONU exigiu o fim dessa política de isolamento, mas, ao contrário, várias Administrações da Casa Branca a mantiveram e intensificaram, algo que, segundo Hillary Clinton, beneficia o Governo da ilha", prossegue o comentário, também publicado no site da "Radio Reloj".

"A tese de que a Revolução Cubana precisa do embargo para continuar à tona foi esgrimida pela propaganda de Washington", diz a rádio.

A "Radio Reloj" alude também à recente onda de críticas internacionais às autoridades cubanas após a morte em fevereiro do dissidente preso Orlando Zapata depois de um jejum de 85 dias.

Segundo a rádio, a "lamacenta credencial" de Clinton "diminui a credibilidade do resto das ideias" que manifestou na sexta-feira, "entre elas, o muito manipulado caso do preso comum Orlando Zapata Tamayo, apresentado pela propaganda americana como um heroico dissidente morto em greve de fome".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host