UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 13h26

Cardeal convoca todos os padres do mundo a Roma para apoiar o papa

Cidade do Vaticano, 15 abr (EFE).- O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, convidou todos os sacerdotes do mundo a não faltarem a reunião do dia 11 de junho em Roma "para oferecer ao nosso amado papa Bento XVI nossa solidariedade e apoio perante os ataques que está sofrendo".

Do dia 9 ao dia 11 de junho será realizado em Roma o Encontro Internacional de Sacerdotes, devido ao fim do Ano Sacerdotal. Para Hummes é o momento de expressar a solidariedade dos 400 mil sacerdotes da Igreja Católica repartidos pelo mundo ao papa Bento XVI.

Em carta enviada a todos os padres, Hummes diz que é hora de "oferecer ao nosso amado papa Bento XVI nossa solidariedade, nosso apoio, nossa confiança e nossa unidade incondicional perante os frequentes ataques que está sofrendo atualmente, por suas decisões sobre os clérigos implicados nos delitos de abusos sexuais a menores".

O cardeal ressaltou que as acusações contra o papa "são evidentemente injustas". "Se demonstrou que ninguém fez tanto como Bento XVI para condenar e combater corretamente esses delitos", acrescentou.

"Vinde apoiar publicamente o Santo Padre", pede Hummes.

O ministro do Vaticano para o Clero reconheceu que "é verdade" que alguns sacerdotes, "mas proporcionalmente muito poucos", cometeram "delitos gravíssimos" de abusos sexuais contra menores, "fatos que temos que rejeitar e condenar da maneira mais absoluta e intransigente".

Ele acrescentou que esses sacerdotes devem responder "perante Deus e os tribunais civis" e assinalou que a Igreja está decidida "a não esconder ou minimizar estes delitos".

"Mas, sobretudo, estamos do lado das vítimas", ressaltou Hummes, que acrescentou que os delitos cometidos "por alguns" não podem ser usados "para manchar todo o corpo eclesiástico dos presbíteros".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host