UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 14h13

Igreja e Estado devem cooperar para esclarecer casos de pedofilia na Alemanha

Berlim, 15 abr (EFE).- O Estado e a Igreja da Alemanha concordaram em cooperar para esclarecer os casos de pedofilia em instituições católicas, apesar de manterem diferenças quanto à obrigatoriedade de denunciar os casos de abusos sexuais.

A ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, e o presidente da Conferência Episcopal alemã, Robert Zollitsch, deram hoje por liquidadas suas diferenças em um encontro qualificado como "bom".

"Foi uma boa conversa. Abordamos todas as questões em um clima de amizade e cooperação", disse Zollitsch ao fim da reunião em Berlim. Os dois tinham discutido após a explosão do escândalo de abusos na Igreja Católica.

A ministra tinha acusado os bispos de não fazerem força suficiente para esclarecer os abusos, o que Zollitsch qualificou como uma "polêmica desmedida".

No entanto, poucos dias depois a ministra moderou o tom e em carta aos bispos deixou claro que não duvidava de sua vontade de lançar luz sobre o escândalo.

Leutheusser-Schnarrenberger reiterou que o desejo do Governo é que no futuro a Igreja denuncie imediatamente toda suspeita de pedofilia, algo que a conferência episcopal quer dar um tratamento mais diferenciado.

Apesar dos bispos quererem reformar suas diretrizes internas, segundo as quais só é preciso denunciar casos de suspeitas concretas e unicamente se estes não prescreveram, eles resistem a ter de informar às procuradorias inclusive no caso da vítima dizer expressamente que não quer divulgar o caso.

Na reunião, Zollitsch explicou a ministra as medidas adotadas nas últimas semanas, como o estabelecimento de uma linha telefônica para as vítimas e de um representante especial da Igreja a quem se dirigir nesses casos.

Leutheusser-Schnarrenberger pediu a Zollitsch informações sobre o número de casos conhecidos até agora, número que a conferência episcopal não pôde informar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host