UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 10h35

Ministro iraquiano nega suposto plano da Al Qaeda contra santuários xiitas

Bagdá, 15 abr (EFE).- O ministro Nacional de Segurança iraquiano, Sherwan al-Waeli, negou hoje um suposto plano da Al Qaeda de atacar santuários xiitas com um avião sequestrado divulgado ontem, informou a agência de notícias iraquiana "INA".

Waeli disse em declarações recolhidas por esta agência que os planos não foram confirmados e que as medidas de segurança adotadas em portos e aeroportos do país entre ontem e hoje foram rotineiras.

Ontem, o jornal iraquiano "Al Aalam" trouxe em sua edição digital a notícia, citando uma fonte do departamento de luta antiterrorista.

Pelo relato, militantes da Al Qaeda tinham planos de sequestrar um avião pouco depois da decolagem no aeroporto de Najaf, a 160 quilômetros ao sul de Bagdá, e jogá-lo contra um lugar santo xiita.

A fonte, não identificada pelo jornal, disse que os alvos do ataque eram a cúpula do santuário do imame Ali Ibn Abu Taleb em Najaf, e a esplanada em Karbala que une os templos dos imames Hussein e Abbas, netos do profeta Maomé e filhos de Ali.

O ministro iraquiano denunciou que "não se pode confiar em fontes inventadas que fornecem informações de inteligência sensíveis", segundo "INA".

"Descarto que a informação tenha saído do escritório de luta antiterrorista porque estes dados só são anunciados pelo porta-voz do Governo ou a direção de operações, e não por funcionário qualquer", acrescentou Al Waeli.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host