UOL Notícias Notícias
 

18/04/2010 - 12h11

Milhares dão adeus a presidente e primeira-dama na Polônia

Cracóvia (Polônia), 18 abr (EFE).- O funeral do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e de sua mulher, Maria, começou hoje na Cracóvia com a presença de dezenas de milhares de pessoas, mas com poucos estadistas, em sua maioria impossibilitados de viajar pelo caos aéreo na Europa.

A missa, realizada na Basílica de Santa Maria, foi conduzida pelo cardeal da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, e o presidente da Conferência Episcopal Polonesa, o arcebispo Jozef Michalik. Os presentes puderam acompanhá-la do lado de fora, em telões.

Além de Marta, filha única do casal; de Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do presidente; do presidente interino, Bronislaw Komorowski; e do primeiro-ministro, Dolnald Tusk, participa da cerimônia o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.

Também conseguiram chegar à Cracóvia os presidentes de Alemanha, Ucrânia e República Tcheca, Horst Koehler, Viktor Janukovich e Vaklav Klaus, respectivamente, assim como o presidente do Parlamento Europeu, o também polonês Jerzy Buzek.

Participam do funeral ainda a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité; o presidente da Letônia, Valdis Zatlers; e o primeiro-ministro do Marrocos, Abbas el-Fassi.

Das 98 delegações oficiais que tinham anunciado sua presença nos funerais, só 18 conseguiram enviar representantes à Polônia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host