UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 22h09

Chanceler do Governo de Zelaya defende Constituinte em Honduras

Manágua, 19 abr (EFE).- A chanceler durante o Governo do deposto presidente de Honduras Manuel Zelaya, Patricia Rodas, defendeu hoje a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte em seu país para "reconstruir" a institucionalidade.

"A reconstrução da consciência democrática foi um processo fundamental e agora o importante é a reconstrução institucional da democracia, que só poderá ser possível com uma Assembleia Nacional Constituinte", considerou Patricia, em declarações ao "Canal 12" da televisão nicaraguense.

A ex-chanceler hondurenha, que participou hoje de um ato da embaixada da Venezuela na Nicarágua por conta do bicentenário da Independência venezuelana, disse que em uma Constituinte todos os setores da sociedade hondurenha poderão "impor sua vontade".

Para Patricia, é necessário convocar uma assembleia porque em seu país "as consequências do golpe de Estado persistem". Em 28 de junho do ano passado, militares depuseram Zelaya e interromperam "o regime constitucional e a vontade soberana do povo hondurenho", na opinião da ex-diplomata.

A ex-chanceler de Zelaya argumentou que o novo presidente de seu país, Porfirio Lobo, não foi reconhecido por todas as nações, devido à "irregularidade em Honduras e alguns países da comunidade internacional ignoram, já que não existe uma situação constitucional".

Lobo "não fez nenhuma mudança, simplesmente está continuando com as consequências de um golpe de Estado do qual fez parte, uma vez que ignorou, silenciou e negou", acusou Patricia.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, é o único governante da América Central que não reconhece o Governo de Lobo, por considerar que surgiu no contexto de uma ruptura constitucional após a saída de Zelaya, embora já tenha se reunido com o atual presidente de Honduras em Manágua.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host