UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 10h18

Comissão europeia prepara marco para permitir ajudas a companhias aéreas

(atualiza com declarações do comissário de Transporte, Siim Kallas, e requisitos para as eventuais ajudas).

Bruxelas, 19 abr (EFE).- A Comissão Europeia (CE) "está preparada" para habilitar um marco similar ao aprovado após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, com o objetivo de permitir que os países-membros concedam ajudas às companhias aéreas que tiveram que cancelar voos na Europa.

"Estamos preparados para aprovar um marco similar ao do 11 de setembro, que permitiria conceder ajudas estatais para cobrir o custo direto das consequências do evento e dos seguros das companhias aéreas", informou hoje o comissário de Concorrência, o espanhol Joaquín Almunia.

O comissário faz parte do grupo de especialistas criado ontem pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para avaliar o impacto econômico do caos aéreo na União Europeia (UE) causado por uma nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão na Islândia, que obrigou o cancelamento de vários voos no continente.

O grupo é liderado pelo vice-presidente da Comissão Europeia e comissário de Transportes, Siim Kallas, que na manhã de hoje se reuniu com representantes das companhias aéreas e dos aeroportos para calcular os danos.

"Primeiro temos que assegurar-nos de que dispomos de uma análise exata da situação para podermos responder adequadamente à crise e para assegurar-nos de que as respostas ao longo da União Europeia estão coordenadas", afirmou Kallas.

A porta-voz de Concorrência, Amelia Torres, por sua parte, esclareceu que as eventuais ajudas não vão estar imediatamente disponíveis para as companhias, pois os Estados-membros devem expressar sua vontade de iniciar as compensações, em primeiro lugar.

Caso os Governos tomem essa decisão, a Comissão Europeia deve dar seu sinal verde a cada expediente. Amelia assegurou que o Executivo comunitário estaria em condições de dar uma resposta em "questão de dias".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h10

    0,24
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h15

    1,75
    63.757,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host