UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 14h07

Meteorologistas constatam redução de erupção vulcânica na Islândia

Em Londres

O Escritório Meteorológico do Reino Unido constatou que as erupções do vulcão islandês "estão diminuindo", mas adverte que o vento do noroeste continua impulsionando as cinzas em direção às ilhas britânicas e ao continente europeu.


O Escritório Meteorológico trabalha junto ao Conselho de Pesquisa Natural e do meio Ambiente (NERC) para realizar as previsões sobre a evolução da nuvem de cinza nos céus do Reino Unido e o noroeste da Europa, que provocou o fechamento de boa parte do espaço aéreo do continente durante cinco dias.

Um avião do NERC realizou este domingo um voo de reconhecimento e observou que a cinza chegou até o ponto mais meridional da Inglaterra e seguiu pelo Golfo da Biscaia quase até o norte da Espanha.

O Escritório Meteorológico do Reino Unido é o centro europeu encarregado de supervisionar a evolução climatológica e as erupções vulcânicas que afetam a região compreendida entre Islândia, o Reino Unido e a parte nordeste do Atlântico Norte.

Embora se trate de uma área relativamente pequena, ela cobre alguns dos corredores aéreos com maior tráfego aéreo do mundo.

Como foi o caso nesta ocasião, o Escritório Meteorológico britânico assinalou que uma erupção vulcânica na Islândia pode afetar um amplo setor do espaço aéreo, dado que os fortes ventos que há nessa região empurram as cinzas com rapidez.

O Escritório trabalha em estreito contato com os controladores aéreos e com as companhias aéreas afetadas para que possam buscar outras rotas, assim como com o Instituto Vulcanológico Nórdico, com sede em Reykjavík, que atualiza as informações 'in loco'.

O Escritório Meteorológico explica em seu site que sua principal tarefa agora é acompanhar as cinzas residuais que há nas camadas mais altas da atmosfera.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host