UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 22h06

Situação da América Central será debatida em reuniões

Guatemala, 19 abr (EFE).- Cinco ex-presidentes latino-americanos participarão na próxima quarta e quinta-feira de um fórum regional na Guatemala no qual debaterão sobre a região centro-americana após os conflitos armados de décadas passadas, informaram hoje os organizadores.

O encontro será realizado na capital guatemalteca com o objetivo de "promover um diálogo sério e profundo para vislumbrar soluções aos problemas que individual ou coletivamente enfrentam os Governos e países da América Central", disse um porta-voz da Fundação Esquipulas, organizadora do evento, a jornalistas.

O fórum será aberto pelo presidente guatemalteco, Álvaro Colom, e contará com discursos dos ex-governantes do país Vinicio Cerezo e Álvaro Arzú, do peruano Alejandro Toledo, do colombiano Ernesto Samper e do panamenho Martín Torrijos.

Também participarão especialistas em temas políticos, econômicos e sociais da região, que discutirão a situação atual dos países centro-americanos após a finalização dos conflitos das últimas décadas do século XX, especialmente na Guatemala (1960-1996), El Salvador (1980-1992) e Nicarágua (1982-1990).

Além disso, irão conversar sobre o desenvolvimento social, crescimento econômico, governabilidade democrática, segurança cidadã e defesa regional.

Como resultado do fórum, deve ser elaborado um relatório "que mostre as descobertas e situações colocadas a cada um dos temas" para que "sirvam de base para a formulação de políticas regionais".

A Fundação Esquipulas é uma organização dirigida pelo ex-presidente guatemalteco Vinício Cerezo (1985-1990), que tem como objetivo apresentar soluções a problemas comuns na região centro-americana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host