UOL Notícias Notícias
 

22/04/2010 - 12h31

Arquidiocese do México qualifica de "engano" processo contra arcebispo

México, 22 abr (EFE).- A Arquidiocese Primada do México desqualificou hoje o processo aberto esta semana por uma ONG em um tribunal federal dos Estados Unidos contra o arcebispo Norberto Rivera Carrera e disse que o cardeal também "é alheio a todas as acusações caluniosas e difamatórias feitas pela associação".

O processo "não é nada além de um engano midiático e oportunista, aproveitando o ambiente adverso sofrido pela Igreja Católica por causa do comportamento delitivo de alguns maus sacerdotes", apontou a Arquidiocese, em comunicado.

A Rede de Sobreviventes de Abusos Sexuais por Sacerdotes (SNAP, na sigla em inglês) abriu no dia 20 de abril um novo processo civil contra Rivera Carrera em Los Angeles, denunciando também o cardeal americano Roger Mahony e o sacerdote mexicano já afastado Nicolás Aguilar.

Este último é acusado de ter cometido crimes sexuais contra um menor nos aos 90. Já os outros dois devem responder por terem acobertado o caso ao facilitar a saída do sacerdote do México rumo aos Estados Unidos, onde continuou com os abusos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host