UOL Notícias Notícias
 

22/04/2010 - 09h46

Corpo do presidente de honra do COI é velado em Barcelona

Barcelona, 22 abr (EFE).- O presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, que morreu nesta quarta-feira, foi lembrado hoje em uma homenagem institucional, que terminou com a interpretação da canção emblemática dos Jogos Olímpicos de Barcelona, "Amigos para Siempre".

As dimensões humana, institucional, esportiva e econômica de Samaranch foram lembradas durantes os discursos durante a cerimônia, realizada no Salão Sant Jordi del Palau da Generalitat, em Barcelona, antes da abertura do funeral ao público.

Os Príncipes de Astúrias; a Infanta Cristina; o presidente da Generalitat de Catalunha, José Montilla; os prefeitos de Barcelona e de Madri, Jordi Hereu e Alberto Ruiz-Gallardón, respectivamente, e representantes institucionais e políticos estiveram presentes no evento.

O presidente do COI, Jacques Rogge, também foi ao velório, além de representantes do mundo esportivo.

O Príncipe Felipe destacou a "permanente entrega a Barcelona, à Catalunha e à Espanha" de Samaranch, que tinha o "espírito olímpico" em seu coração.

Também afirmou que sua ausência será sentida por milhões de pessoas de todo o mundo, especialmente esportistas e amantes do esportes.

O presidente da Generalitat de Catalunha, José Montilla, disse que Samaranch foi "um homem de seu tempo" e serviu de "ponte" entre épocas de passagem, da ditadura à democracia, e que sempre "foi mais capaz de pensar no futuro que no passado".

O prefeito de Barcelona, Jordi Hereu, o qualificou como "o senhor de Barcelona", além de ter destacado que Samaranch colocou a cidade no mapa do mundo ao impulsionar os jogos de 1992.

O presidente do COI, Jacques Rogge, disse que Samaranch foi a personalidade olímpica mais importante depois do fundador dos jogos da era moderna, Pierre de Coubertin.

Rogge destacou ainda sua atuação para a estender a participação feminina em todas as modalidades olímpicas.

A filha de Samaranch, María Teresa Samaranch, fechou o evento, agradecendo as mostras de afeto.

"José Antonio tinha duas famílias. Nós éramos a íntima, mas a outra eram o esporte e os esportistas. Desde que éramos crianças foi assim e com isso crescemos".

O velório foi fechado com a versão de "Amigos para Siempre", interpretada por Sarah Brightman e Josep Carreras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h05

    -0,58
    63.712,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host