UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 06h46

Presidente deposto quer colaborar para nomear autoridades no Quirguistão

Moscou, 23 abr (EFE).- O presidente deposto do Quirguistão Kurmankek Bakiev afirmou nesta sexta-feira que está disposto a colaborar com o Governo provisório do país para nomear "autoridades legítimas".

Bakiev fez esta declaração em entrevista coletiva em Minsk, capital de Belarus, país onde se refugiou no início desta semana.

"O Parlamento tem que voltar a funcionar, precisa me convocar para designar autoridades legítimas, para que ninguém possa impugnar mais tarde suas decisões", disse o presidente deposto, citado pela agência russa "Interfax".

Bakiev destacou ainda que não tem planos de retornar ao Quirguistão no cargo de presidente, mas insistiu que estava pressionado quando assinou sua renúncia.

"Não voltarei à poltrona de presidente, nem tenho intenção de retornar ao Quirguistão, mas também não reconheço a validade da minha renúncia", afirmou, destacando que até que o Parlamento aceitar sua demissão, continua sendo formalmente o chefe do Estado.

O presidente deposto se absteve de culpar a Rússia por sua derrocada, mas disse que sua política causava irritação em Moscou. Acrescentou, ainda, que sua decisão de manter a base militar americana no aeroporto de Manas, nos arredores de Biskek, causou descontentamento na capital russa.

"Queríamos desenvolver uma política externa independente, mas nunca supus que isso irritaria Moscou dessa maneira", explicou.

O ex-líder assegurou que não solicitará asilo político em nenhum país e rejeitou as acusações do Governo provisório de ter tirado do país US$ 200 milhões.

Bakiev, derrubado no último dia 7 de abril após violentos distúrbios em Biskek, capital do país, se refugiou primeiro no Cazaquistão, onde assinou sua carta de renúncia, e depois foi para Belarus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host