UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 12h36

Abbas pede a Obama que solucione conflito palestino-israelense

Ramala, 24 abr (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, fez hoje pedido ao presidente americano Barack Obama para que este solucione o conflito com Israel, enquanto o enviado da Casa Branca, George Mitchell, continua fazendo contatos na região.

"O senhor presidente (Obama) e os membros da Administração americana, os senhores acreditam nisto (na criação de um Estado palestino), portanto devem trabalhar em prol de uma solução e para implementá-la", disse Abbas diante do Conselho Revolucionário de seu partido, Fatah, reunido em sessão ordinária na cidade cisjordaniana de Ramala.

O líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP) ressaltou que pediu "mais de uma vez" à atual administração americana que lute por uma solução, algo que Israel rejeita.

"Se nada for feito seguirá ganhando peso entre os palestinos a ideia de que o conflito no Oriente Médio vai acabar com a formação de um Estado binacional" em toda a Palestina histórica (que recebeu um notável percentual de apoio em uma pesquisa recente), em vez de fazê-lo por meio da criação de um Estado palestino, junto ao israelense.

"Advirto sobre as consequências de falar de um Estado binacional por causa da intransigência israelense em direção ao processo de paz", disse diante do conselho, cuja composição foi escolhida em agosto passado.

Os palestinos "querem alcançar a independência e nunca pensaram em alternativas, mas as práticas da ocupação israelense e suas armadilhas no terreno estão obrigando a buscá-las", acrescentou.

Abbas também rejeitou a ideia de um Estado palestino com fronteiras temporárias, que segundo publicou ontem o jornal "Ha'aretz" o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, começou a ver com bons olhos como uma forma de colocar fim ao processo de paz paralisado há quase um ano e meio.

Os palestinos acreditam que um Estado sem fronteiras definitivas só serviria para Israel manter a ocupação de seus territórios, que dura já 43 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host