UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 18h14

Chanceler hondurenho viaja aos EUA para impulsionar TPS e dialogar com OEA

Tegucigalpa, 24 abr (EFE).- O chanceler de Honduras, Mario Canahuati, viajou hoje a Washington para agilizar a renovação do regime especial migratório (TPS) que beneficia cerca de 75 mil hondurenhos nos Estados Unidos, e reunir-se com as titulares da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno.

Canahuati disse aos jornalistas no aeroporto de Tegucigalpa que na segunda-feira deve tomar um café da manhã com o secretário-geral da OEA e almoçar com o presidente do BID.

Com Insulza, apontou, dialogará sobre os avanços para a reincorporação de Honduras ao organismo interamericano, que suspendeu ao país em 2009 após o golpe de Estado e a deposição do então presidente Manuel Zelaya, além de tratar dos preparativos de sua visita a Tegucigalpa por ocasião da instalação de uma Comissão da Verdade, no dia 4 de maio.

Com Moreno tratará da cooperação do BID com o país centro-americano, em particular a reorientação de alguns projetos e a alocação de novos recursos.

Acrescentou que também se reunirá em Washington com funcionários do Departamento de Estado e do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos para conhecer os avanços do processo de renovação do Estatuto de Proteção Temporário (TPS, na sigla em inglês).

O Governo de Honduras, presidido por Porfirio Lobo, solicitou no dia 22 de fevereiro aos Estados Unidos a nona ampliação do TPS, que permite que 75 mil hondurenhos que vivem de maneira ilegal na nação trabalhem e tenham acesso a seguridade social.

O TPS favorece a pessoas que chegaram aos Estados Unidos antes de 1998, quando o furacão Mitch devastou Honduras. O tratado atual é válido por 18 meses e vence no dia 5 de julho.

Na nação americana vivem ao redor de um milhão de hondurenhos, entre imigrantes legais e ilegais, que enviam remessas a familiares ao redor de US$ 2,5 bilhões ao ano. Segundo dados oficiais, até o dia 15 de abril desse ano já foram enviados US$ 691,2 milhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h05

    -0,41
    75.294,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host