UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 13h11

Colônia Dignidade "está absolutamente diferente", diz porta-voz

Santiago do Chile, 24 abr (EFE).- A Colônia Dignidade, criada em 1961 no sul do Chile, está "absolutamente diferente" da época em que seu fundador, o ex-suboficial nazista Paul Schaefer a dirigia, assegurou Martin Matthusen, porta-voz da Villa Baviera.

"Em breves palavras posso dizer que houve inúmeras mudanças. Tudo o que existe hoje não lembra em nada o sistema hierárquico e autoritário que existiu no passado", disse Matthusen, mas reconheceu que é difícil superar um passado tão complicado em pouco tempo.

Conforme o depoimento de sobreviventes, durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), a Colônia, que abrangia 16 mil hectares, serviu como campo de concentração e de torturas.

De fato, o enclave chegou a ser denunciado como "um Estado dentro de outro Estado" pelo ex-presidente Patrício Aylwin (1990-1994), que iniciou medidas para revelar os segredos deste local.

Schaefer morreu neste sábado em conseqüência de uma doença cardíaca crônica no hospital da prisão onde cumpria pena por homicídio, tortura e abuso sexual de menores, conforme fontes prisionais.

Para Matthusen, "a morte de cada pessoa é lamentável, independentemente do que tenha feito".

Disse que os habitantes da Colônia "não têm reações extremas" frente ao caso e reiterou que após a prisão de Schaefer em 2005, "a vida mudou completamente".

A colônia "Villa Baviera" foi aberta à comunidade após a detenção do alemão, depois de décadas vivendo em clausura extrema.

As autoridades facilitaram a inserção dos colonos na sociedade e o início de negócios legais relacionados à produção agrícola e à gastronomia.

Hernan Fernandez, advogado de várias vítimas de Schaefer, disse que sua morte deveria dar um impulso final às investigações em torno dos cúmplices de seus delitos, "para que haja justiça e reparação", manifestou aos jornalistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,29
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h58

    1,26
    63.452,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host