UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 14h22

Senado do Paraguai aprova estado de exceção em províncias para combater guerrilha

O Senado paraguaio completou hoje o processo legislativo da declaração do estado de exceção em cinco províncias do país, pedida há três dias pelo presidente Fernando Lugo para perseguir um grupo armado de esquerda.

As cinco províncias do Paraguai com estado de exceção decretado

  • UOL Arte


Os senadores, em sessão extraordinária, aprovaram o projeto por unanimidade. As remodelações do projeto de lei realizadas na sexta-feira na Câmara dos Deputados foram aprovadas pelo órgão em uma reunião ordinária na quinta-feira e ratificadas nesta sexta.

O presidente do Congresso, o senador opositor Miguel Carrizosa, afirmou que o Parlamento está dando "as ferramentas" ao chefe de Estado para "neutralizar o EPP (Exército do Povo Paraguaio), que está causando "tanto dano" no norte do país. Segundo o legislador, "há temor" na região porque "o povo não sabe quem vai ser a próxima vítima".

O estado de exceção abrangerá as províncias de Concepción, San Pedro, Amambay, Alto Paraguay e Presidente Hayes, os últimos dois na região ocidental do Chaco e deve laer por 30, não 60 dias como pediu Lugo, cujo projeto de lei foi rejeitado pelo Senado para elaborar um próprio.

Lugo pediu ao Congresso que a medida de exceção após a morte de um policial, dois peões, um guarda em um ataque ocorrido no último dia 21 em uma fazenda de Arroyito, distrito de Horqueta, a 380 quilômetros ao norte de Assunção, em Concepción.

Esse fato foi atribuído ao autodenominado Exército do Povo Paraguaio, uma organização de esquerda e que opera nas florestas do norte do país, principalmente em Concepción, na fronteira com o Brasil.

Segundo a Promotoria, os líderes do EPP foram treinados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para perpetrar sequestros e outros atos ilícitos, entre elas assassinatos de civis e policiais, assim como ataques a destacamentos militares e fazendas agrícolas.

 

Tradução: De Assunção, no Paraguai

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host