UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 20h35

Incêndio em refinaria na Venezuela não deixa vítimas nem danos ambientais

Caracas, 24 abr (EFE).- As instalações de uma refinaria do noroeste venezuelano foram afetadas hoje por um incêndio que não deixou vítimas nem danos ambientais, informou a estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA).

Em comunicado, a empresa precisou que o incêndio aconteceu às 13h25 local (14h55, Brasília) na área do "complexo catalizador da refinaria Cardón, pertencente ao Centro de Refinación Paraguaná".

"O evento não deixou vítimas nem danos ao ambiente graças à oportuna intervenção do pessoal de prevenção e controle de emergências" e do "Centro de Refinación Paraguaná que mantém operações com total normalidade", acrescentou.

O complexo de Paraguaná, que agrupa três fábricas, entre elas a de Cardón, é considerado um dos maiores centros de refino do mundo com uma capacidade de 940 milhões de barris diários, segundo dados oficiais.

A PDVSA indicou que, "como parte das medidas de segurança e prevenção, se paralisou a fábrica (de Cardón) em resguardo do pessoal e as instalações", e que, "uma vez concluída a avaliação" dos danos, "se procederá com o protocolo de segurança para estes casos".

Meios de imprensa locais informaram que o incêndio aconteceu depois que a fábrica da Refinaria de Cardón explodiu.

A Venezuela é o quinto exportador mundial de petróleo, com uma produção de 3,1 milhões de barris ao dia, e um dos mais importantes abastecedores dos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host