UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 14h12

Libaneses de origem armênia lembram 95º aniversário do genocídio

Beirute, 24 abr (EFE).- Milhares de libaneses de origem armênia lembraram hoje o 95º aniversário do genocídio levado a cabo pelos otomanos entre 1915 e 1917, no qual um milhão e meio de pessoas morreram.

Uma missa foi realizada na catedral do bispado dos armênios ortodoxos, em Antelias, cinco quilômetros ao norte de Beirute. O bispo Aram I rezou pelas vítimas do massacre na presença de inúmeras personalidades e representantes do Governo e do Parlamento.

"Estamos reunidos ao redor de um milhão e meio de mártires para renovar nossa fidelidade a seu sacrifício e para sermos dignos de seu legado, que nos obriga a lembrar ao Estado turco e ao mundo que temos o direito de exigir Justiça", disse o bispo.

Os armênios sustentam que 1,5 milhão dos moradores do país foram assassinados sistematicamente entre 1915 e 1917, no momento em que o Império Otomano estava desmoronando.

A Turquia não reconhece o genocídio, argumenta que os armênios se uniram aos russos e se rebelaram contra o Império Otomano e que morreram durante os enfrentamentos da guerra.

"A Justiça é um presente de Deus à humanidade e nenhum homem pode usurpar esse direito de um irmão", acrescentou o religioso. De acordo com Aram I, o massacre de armênios foi "uma limpeza étnica".

"Se as novas gerações turcas não têm claro o que seus antepassados realizaram e os detalhes do genocídio, devem ter acesso aos arquivos de sua história e se acostumar com os detalhes desses massacres terríveis", acrescentou.

De Antelias, o grupo foi para o estádio de Burj Hammoud, um bairro de maioria armênia do norte de Beirute, onde outra cerimônia foi celebrada.

Calcula-se que há 140 mil libaneses de origem armênia no Líbano.

A comunidade armênia libanesa tem seus próprios partidos políticos, escolas, universidade e várias associações culturais e esportivas. Também há deputados e ministros de origem armênia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host