UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 06h50

Líder opositor anuncia novos protestos no Irã

Berlim, 24 abr (EFE).- O líder opositor iraniano Mahdi Karrubi anunciou novos protestos em Teerã e outras cidades do país por conta do primeiro aniversário das eleições presidenciais que reelegeram o presidente Mahmoud Ahmadinejad de forma supostamente fraudulenta.

"Já apresentamos uma solicitação oficial" para a realização de uma manifestação, assinala o religioso reformista xiita em entrevista publicada pela revista alemã "Der Spiegel".

Karrubi assegura que, apesar da aparente tranquilidade dos últimos tempos nas ruas, a frustração da população é grande.

Além disso, assegura que o regime de Ahmadinejad torturou até a morte muitos opositores detidos e afirma que conhece "muitos casos", pelo menos cinco vítimas concretas, entre elas dois homens jovens.

O religioso reformista afirma o presidente é "uma desgraça para o povo", e deve ser combatido "sem violência, mas com força".

Karrubi garante que, apesar da repressão do regime, tem uma vida pública e ressalta que não reconhece o resultado das eleições presidenciais nas quais Ahmadinejad se declarou vencedor.

"É importante mostrar que continuamos a luta, não contra esta república, mas pelo respeito à nossa Constituição, que prevê a liberdade de expressão e a democracia", diz Karrubi, que assegura não ter medo de uma possível detenção, já que está "disposto a assumir todas as consequências".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host