UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 20h23

México condena lei do Arizona que criminaliza imigração ilegal

México, 24 abr (EFE).- O México condenou hoje a aprovação de uma lei no estado do Arizona, nos Estados Unidos, que criminaliza os imigrantes ilegais e advertiu que a norma "representa um obstáculo para a solução dos problemas comuns na região fronteiriça e na América do Norte em seu conjunto".

"O Governo do México utilizará todos os meios disponíveis em apoio de seus conterrâneos", disse o Governo de Felipe Calderón em comunicado.

"A Presidência da República reitera seu absoluto compromisso com a proteção dos direitos humanos e a dignidade de todos os mexicanos no exterior, independentemente de sua condição migratória", acrescentou.

Ontem, através da Chancelaria, o México criticou a aprovação da lei que transforma a imigração ilegal no Arizona em crime.

"A lei (...) afeta a relação entre o Arizona e o México e obriga o Governo mexicano a pensar a viabilidade e a utilidade dos esquemas de cooperação desenvolvidos com o Arizona", destacou na sexta-feira a chanceler mexicana, Patricia Espinosa, em uma declaração oficial lida perante os meios de comunicação.

A nova legislação foi promulgada pela governadora republicana do Arizona, Janice Brewer, que sustenta que se trata de "uma arma a mais para atalhar um problema que o Governo federal (americano) se negou resolver".

A lei aprovada no estado do sul dos Estados Unidos permite que a Polícia detenha qualquer pessoa caso tenha alguma "suspeita razoável" que é imigrante ilegal, o que, na opinião de seus críticos, aplaina o caminho para a discriminação racial.

A norma, que entrará em vigor no final deste ano, também estabelece sanções contra quem empregue imigrantes ilegais ou lhes facilite a vida no estado.

O Arizona é um dos principais pontos de entrada dos imigrantes ilegais depois que fora construído há mais duas décadas um muro na zona da Califórnia (EUA.).

Mas nessa zona os imigrantes ilegais devem enfrentar não só a vigilância policial, mas os perigos do deserto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host