UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 10h22

Paul Schaefer, fundador da Colônia Dignidade, morre no Chile

Santiago do Chile, 24 abr (EFE).- O alemão Paul Schaefer, fundador da Colônia Dignidade, no sul do Chile, morreu hoje na prisão, conforme fontes prisionais.

Este antigo suboficial do Exército nazista tinha 88 anos e morreu em consequência de uma doença cardíaca crônica, no hospital da prisão onde cumpria pena por diversos delitos.

Schaefer permaneceu no hospital praticamente todo o tempo em que esteve em prisão, após ser detido na Argentina e expulso desse país em março de 2005.

Ele morreu às 7h deste sábado no horário local (8h em Brasília), conforme informou a Gendarmaria (Serviço de Prisões).

O líder do enclave alemão instalado nas proximidades da cidade de Parral, a 380 quilômetros de Santiago, foi condenado a sete anos de prisão por homicídio qualificado; a três anos por infração à lei de controle de armas; a três anos e um dia por tortura e a 20 anos por abusos sexuais contra menores que viviam na Colônia.

Schaefer e outros alemães fundaram a Colônia Dignidade, como eles chamavam a "Villa Baviera" em 1961 e, de forma paulatina, construíram uma poderosa rede de influência e a transformaram em um enclave fechado, à margem das leis chilenas.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), a Colônia, que abrangia 16 mil hectares, foi utilizada como campo de concentração e de tortura, conforme testemunhos de sobreviventes.

O ex-presidente Patrício Aylwin (1990-1994) definiu o local como "um Estado dentro do Estado", quando seu Governo empreendeu uma ofensiva para desmanchá-la.

Em 1996, Schaefer fugiu da justiça e por vários anos figurou como o foragido mais procurado do Chile, até ser detido pela Polícia argentina em 10 de março de 2005 próximo a Buenos Aires, onde vivia protegido por seguidores.

Imediatamente após a prisão, o Governo argentino decretou sua expulsão ao Chile, onde foi processado e condenado pela Justiça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host