UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 15h57

Piñera "mata" poeta Nicanor Parra e diz que Robinson Crusoé existiu

Santiago do Chile, 24 abr (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, "matou" esta semana o poeta Nicanor Parra e citou Robinson Crusoé, o personagem criado por Daniel Defoe, como se tivesse sido um homem de carne e osso.

Trata-se do lapso mais recente do líder, que começa a aparecer cada vez com mais frequência nos sites e redes sociais devido aos seus enganos.

Nesta sexta-feira, ao inaugurar uma feira literária na ocasião do Dia do Livro, Piñera deu Nicanor Parra como morto. O criador da 'Antipoesia' segue vivo aos 95 anos no povoado litorâneo de Las Cruces e acaba de lançar esta semana a antologia "Parranda Larga" (Farra Longa, em tradução livre).

"Poderão encontrar nesta feira o melhor de nossa literatura, o melhor de nossa criatividade, o melhor de nosso talento, partindo dos nossos Prêmios Nobel, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, seguindo com nossos prêmios Cervantes como é o caso de Gonzalo Rojas e meu amigo Jorge Edwards que está presente conosco ", disse Piñera.

"Também alguns que já nos deixaram, como é o caso de Vicente Huidobro, Pablo de Rokha e um grande antipoeta, como é Nicanor Parra", acrescentou.

Na véspera, durante uma visita ao arquipélago Juan Fernández, o chefe de Estado se referiu a "Robinson Crusoé" como um homem de carne e osso e chamou o dito arquipélago de "ilha".

"Nesta ilha Robinson Crusoé viveu durante quatro longos anos, cuja história não somente fascinou o mundo inteiro, mas pôs esta ilha, em que vivem 800 chilenos e chilenas", foram as palavras de Piñera na ocasião.

"Esta ilha maravilhosa de Juan Fernández foi descoberta por acaso por um marinheiro que se chamava Juan Fernández, que se desviou da rota tradicional e deu com esta maravilhosa ilha", cotou.

Na realidade, Juan Fernández é um arquipélago composto por três ilhas principais e outras ilhotas. E em uma das primeiras (Robinson Crusoé) o marinheiro escocês Alejandro Selkirk permaneceu solitário durante quatro anos, no Século XVII, e suas aventuras inspiraram Defoe a escrever seu romance.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host