UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 07h44

Abbas se reunirá com Obama no próximo mês em Washington

Ramala, 25 abr (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá no próximo mês em Washington com seu colega americano, Barack Obama, confirmaram hoje fontes oficiais palestinas.

Neste fim de semana, o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, transmitiu o convite, informou nesta manhã o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, na emissora "A voz da Palestina".

Mitchell deixou hoje a região, depois de dois dias e meio de intensos contatos com as partes para impulsionar o início das chamadas "conversas de proximidade", um diálogo indireto no qual ele mesmo exerceria o papel de mediador.

Embora o enviado americano tenha ido embora sem um acordo para a retomada das negociações, assegurou que as reuniões mantidas com os dirigentes palestinos e israelenses tinham sido "positivas e produtivas" e anunciou que voltará à região na próxima semana.

Meios de imprensa israelenses indicavam hoje que a reunião entre Abbas e Obama poderia ocorrer em meados de maio, quando deve ser anunciada a retomada das conversas indiretas.

As negociações de paz estão estagnadas desde dezembro de 2008, quando os palestinos abandonaram o processo de paz após o início da ofensiva militar israelense contra Gaza "Chumbo Fundido", que deixou 1,4 mil palestinos mortos, na maioria de civis.

Posteriormente, Abbas se negou reiteradamente a voltar à mesa de negociação enquanto Israel não paralisasse totalmente a ampliação das colônias judias nos territórios palestinos ocupados, medida que rejeita o Governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em março passado, Abbas aceitou iniciar conversas indiretas de paz sem que se tivesse cumprido sua exigência, mas a aprovação da ampliação de uma colônia judia em Jerusalém Oriental durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, jogou por terra a possibilidade e originou a maior crise diplomática em décadas entre Israel e Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host