UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 09h43

Berlusconi defende diálogo para construir "Itália do futuro"

Roma, 25 abr (EFE).- O primeiro-ministro italiano defendeu hoje o diálogo entre todas as forças políticas para construir "a Itália do futuro", durante a mensagem pelo 65º aniversário da libertação do país do fascismo, transmitido por todas as cadeias de televisão.

Em uma iniciativa sem precedentes, Berlusconi enviou uma mensagem conciliadora para pedir a todos os grupos políticos que escrevam juntos uma nova página da história italiana.

Para Berlusconi, o objetivo do Governo é "renovar" parte da Constituição de 1948, "para definir a arquitetura de um Estado moderno, mais próximo ao povo, sobre a base do federalismo, com instituições mais eficazes e com uma justiça que seja verdadeiramente justa".

"Queremos fazê-lo junto com todas as forças políticas como fizeram nossos pais constituintes que não rejeitaram a priori o diálogo", acrescentou.

Diante deste pedido de diálogo, o principal grupo na oposição, o progressista Partido Democrata (PD), se mostrou disposto a debateras propostas de reforma.

"O PD está disposto a debater sobre as propostas de reforma da Constituição", explicou a presidente do partido, Rosy Bindi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host