UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 09h11

Confronto em Jerusalém Oriental deixa 5 palestinos feridos

Jerusalém, 25 abr (EFE).- Pelo menos cinco palestinos ficaram feridos nesta manhã nos confrontos entre a Polícia e os moradores do bairro árabe de Silwan, em Jerusalém Oriental, durante uma passeata de colonos judeus de extrema direita.

A manifestação, convocada pela direita radical israelense para exigir a demolição de casas árabes nesse bairro, iniciou no começo da manhã e se prolongou até depois do meio-dia.

Hussein Sian, líder local de Silwan, declarou à emissora "A Voz da Palestina" que cinco pessoas ficaram feridas durante os distúrbios, e a agência de notícias palestina "Ma'an" informou que entre eles havia um médico.

As forças de segurança israelenses cercaram a região para impedir o acesso de palestinos moradores do bairro ao local.

Não conseguiram evitar, no entanto, que dezenas de moradores fechassem o principal acesso ao bairro e impedissem o avanço dos manifestantes, que conseguiram percorrer 500 metros.

Alguns jovens palestinos entraram em confronto com as forças de segurança, lançaram pedras e atearam fogo em pneus.

Outros observavam a confusão do terraço de suas casas, batendo panelas e gritando frases, como "É preciso pôr fim às colônias (judias) em Silwan", "Sacrificaremos nosso coração e nossa alma por ti, Silwan", e "Alahu Akbar" (Alá é grande).

Cerca de 50 ativistas da esquerda israelense foram para a região protestar contra o ato, que classificaram de "fascista".

"Episódios como este têm se repetido em Silwan e em outras áreas dos territórios ocupados e fazem parte da política de Israel como Estado sionista e colonizador, agressor e selvagem", disse à agência Efe Mohamad Yabalah, membro do Comitê para Assuntos de Jerusalém da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

O porta-voz da Polícia israelense, Miki Ronsenfeld, no entanto, negou à Agência Efe que o protesto tenha deixado feridos.

"Cerca de 40 pessoas participaram da manifestação que transcorreu com normalidade", assinalou o porta-voz, quem acrescentou que "70 agentes da Polícia fizeram a segurança para evitar incidentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    0,57
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h10

    -0,80
    74.785,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host