UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 20h53

Damas de Branco são impedidas de marchar pelo 3º domingo consecutivo

Havana, 25 abr (EFE).- Dezenas de seguidores do Governo de Raúl Castro impediram hoje, pelo terceiro domingo consecutivo, a marcha do grupo dissidente das Damas de Branco, familiares de opositores presos em 2003.

Alguns membros do grupo foram intimidadas na saída da missa dominical na igreja de Santa Rita, quando se dispunham a iniciar sua marcha pela rua Quinta Avenida em Havana, no dia em que Cuba celebrou eleições para renovar os Governos locais da ilha.

Como já ocorreu no domingo 18 de abril, um agente de segurança escoltado por duas mulheres policiais comunicou às Damas de Branco que necessitavam de uma permissão oficial para desfilar.

Laura Pollán, esposa de Héctor Maseda, condenado a 20 anos de prisão, reiterou aos agentes sua recusa a acatar "ordens verbais" se as autoridades não entregassem ao grupo um documento legal sobre a proibição de marchar pela rua.

Em um formato similar ao do domingo passado dezenas de seguidores do Governo levando bandeiras cubanas encurralaram às seis mulheres e começaram a gritar palavras de ordem revolucionários e gritos contra elas pedindo que "se vão".

A situação se prolongou durante mais de sete horas - desde o meio -dia até as 19h local (20h, Brasília) - quando finalmente as mulheres aceitaram a proposta dos agentes de segurança de serem transferidas do lugar em um ônibus.

As Damas de Branco, que se identificam por vestir roupas dessa cor como símbolo de paz, têm por tradição realizar reuniões, protestos e marchas pelas ruas de Havana para reivindicar a libertação dos familiares, condenados a penas de até 28 anos de prisão.

Cuba realizou hoje eleições para escolher mais de 15 mil delegados (vereadores) das assembléias municipais do país, renovadas a cada dois anos e meio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host