UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 13h39

EUA e Rússia defendem confiança mútua para solucionar os problemas do mundo

Moscou, 25 abr (EFE).- Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama, destacaram hoje a necessidade da "confiança mútua e a orientação a uma vitória comum" para solucionar conjuntamente os problemas globais.

Os dois presidentes emitiram hoje uma declaração conjunta por ocasião do 65º aniversário do encontro das tropas aliadas soviéticas e norte-americanas, a margens do rio alemão Elba, no final da Segunda Guerra Mundial.

Aquele encontro "lendário", ressaltaram, é um "símbolo indubitável da fraternidade combativa de nossos países nos anos da Segunda Guerra Mundial".

"A atmosfera de confiança mútua e a vitória comum, que acompanhou o histórico aperto de mãos no Elba, é especialmente necessário hoje em dia, quando a Rússia e os EUA desenvolvem relações de parceria em prol de um mundo estável e próspero", diz a mensagem.

Os dois presidentes expressaram a convicção de que a cooperação "equitativa e construtiva", impregnada do "espírito do Elba", permitirá às duas nações "cumprir com sucesso qualquer tarefa" e "enfrentar com eficácia os desafios do novo milênio".

"Prestamos homenagem ao heroísmo dos guerreiros que juntos combateram pela libertação da Europa do fascismo. Sua façanha heróica viverá sempre na agradecida memória da humanidade", destacaram os governantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host