UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 15h25

Mulher de clérigo opositor denuncia assalto a sua casa em Teerã

Teerã, 25 abr (EFE).- A esposa do clérigo opositor iraniano Mehdi Karubi denunciou hoje que sua casa voltou a ser assaltada por um grupo de homens armados e se queixou da insegurança em que sua família vive.

Em um comunicado divulgado pelo site opositor "Sahamnews", próximo ao clérigo, Fatemeh Karubi ressaltou, além disso, que se alguma desgraça ocorrer a qualquer familiar o regime iraniano será o responsável".

"A família de Mehdi Karubi carece de um mínimo de segurança porque de uma forma aberta apóia os oprimidos. Cerca de 15 homens intimidaram nosso porteiro e de forma ilegal irromperam em nossa casa em nossa ausência", afirmou.

"Insisto, se algo me ocorre a mim, a meu marido ou a meus filhos, o Governo será responsável e não poderá evitar sua responsabilidade", acrescentou.

Karubi, ex-presidente do Parlamento, é um dos candidatos reformistas que denunciaram fraude nas eleições presidenciais do dia 12 de junho do ano passado, nas quais o presidente Mahmoud Ahmadinejad acabou reeleito.

Logo após conhecer o resultado, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas para protestar, em um movimento que desencadeou a maior crise política e social que o país viveu desde o triunfo da República Islâmica em 1979.

Milhares de iranianos foram presos e mais de uma centena foram condenadas a diferentes penas acusados de atentar contra a segurança nacional e conspirar com países estrangeiros para derrubar o regime.

Karubi, que denunciou inclusive torturas nas prisões, teve seu carro atacado em pelo menos duas ocasiões, a última durante a realização do aniversário do triunfo da revolução em fevereiro.

Segundo a família, o março um grupo de homens pixaram e lançaram ovos e pedras contra a casa do clérigo em Teerã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,42
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h44

    -0,31
    68.384,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host