UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 09h36

Paquistão pede a Índia que entregue acusado do atentado em Mumbai

Islamabad, 25 abr (EFE).- O Paquistão pediu hoje à Índia que entregue o principal acusado pelo atentado ocorrido em novembro de 2008 na cidade indiana de Mumbai para prestar depoimento.

O pedido está no dossiê que representantes do Ministério de Assuntos Exteriores do Paquistão entregaram hoje ao "número dois" da sede diplomática indiana em Islamabad, Rahul Kulshreshth, segundo informaram hoje os meios de imprensa dos dois países.

No relatório, que contém é a continuação de outro entregue pela Índia ao Paquistão em fevereiro, está o pedido de entrega do paquistanês Mohammed Ajmal Amir conhecido como Kasab, que está sendo julgado na Índia pelo atentado.

Kasab é acusado de ser um dos dez terroristas (os outros nove foram mortos pelas forças indianas de segurança) que atacaram Mumbai entre os dias 26 e 29 de novembro de 2008, em um atentado que causou a morte de 166 pessoas.

O julgamento em Mumbai contra Kasab e dois cidadãos indianos que supostamente deram apoio logístico ao comando de paquistaneses aguarda sentença, que será conhecida em 3 de maio.

A Índia acusou o grupo separatista caxemiriano com base no Paquistão Lashkar-e-Taiba (LeT) de organizar e perpetrar o atentado, que causou uma nova e aguda crise entre as duas potências nucleares do Sul da Ásia.

A Justiça paquistanesa processou sete membros do LeT pelo ataque em Mumbai - a próxima audiência do julgamento será em 8 de maio - e emitiu ordens de detenção contra Kasab e um dos dois indianos julgados na Índia.

"A declaração de Kasab é de vital importância para o caso pelo ataque em Mumbai" aberto no Paquistão, disse ontem o ministro do Interior paquistanês, Rehman Malik, após um encontro com o chefe da sede diplomática indiana, Sharat Sabharwal, segundo a agência oficial paquistanesa "APP".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host