UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 22h38

Popularidade de Hatoyama cai devido à gestão da mudança de base dos EUA

Tóquio, 26 abr (EFE).- A maioria dos japoneses acredita que o primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, deve renunciar se não resolver a mudança de uma base dos Estados Unidos em Okinawa (sul do Japão), segundo informa nesta segunda-feira (horário local) o jornal "Nikkei", pouco após uma grande manifestação contra a gestão do Governo neste assunto.

O índice de aprovação da gestão de Hatoyama caiu para 24%, enquanto 57% dos entrevistados opinou que o primeiro-ministro deve renunciar se não encontrar uma solução para a mudança de uma base aérea americana em Okinawa antes do final de maio.

A pesquisa coincide com a manifestação contra a mudança da base aérea de Futenma para outra região da ilha de Okinawa, e que reuniu neste domingo 90 mil pessoas na localidade de Yomitan, para pedir que estas instalações saiam da ilha, como prometido por Hatoyama em sua campanha eleitoral.

O governador da província de Okinawa, Hirokazu Nakaima, pediu a Hatoyama que se atenha a seu programa eleitoral no qual prometia levar a base aérea de Futenma para fora de Okinawa.

O Governo não descartou transferir a base de Futenma, situada em uma área muito povoada, para outro lugar da província de Okinawa onde a presença do aeroporto prejudique menos os moradores.

Os EUA mantêm no Japão cerca de 50 mil militares, a maioria deles em Okinawa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,15
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h03

    0,25
    63.413,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host