UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 14h36

Sobrinho de um dos narcotraficantes mais procurados na Colômbia é preso

Bogotá, 25 abr (EFE).- A Polícia colombiana capturou hoje o sobrinho de um dos cinco narcotraficantes mais procurados do país procurado pela Interpol por tráfico de drogas e por pertencer a um grupo criminoso, informou hoje essa força de segurança.

Danit Darío Doria Castillo, conhecido como "Bacalhau", foi preso este sábado em um conhecido restaurante da cidade de Montería (noroeste) quando estava com sua namorada e um grupo de seguranças, detalhou a Direção Antinarcóticos da Polícia Nacional.

"Bacalao" é sobrinho de "Cuchillo", sobrenome de Pedro Oliveiro Guerrero, líder de um grupo armado de origem paramilitar e um dos cinco narcotraficantes mais procurados da Colômbia.

Segundo a Polícia, "Bacalao" controlava o transporte de drogas da organização criminosa comandada por seu tio mediante contatos em países do centro e sul da América.

O preso, que pertenceu ao Bloco Calima das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), já desmobilizadas, era procurado, além disso, pela Interpol por pertencer a um grupo criminoso e pelo envio de várias toneladas de cocaína aos EUA e Europa entre 2004 e 2006.

O general Óscar Naranjo, diretor da Polícia Nacional disse que o preso foi a "mão direita" do ex-chefe paramilitar Éver Veloza, conhecido como "HH" e extraditado para os Estados Unidos em março de 2009.

A Polícia lembrou hoje que a recompensa por informação que permitam a captura de "Cuchillo" está em 5 bilhões de pesos (mais de US$ 2,5 milhões).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,30
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host