UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 10h15

Baleias encalhadas são devolvidas ao mar no Chile

Santiago do Chile, 27 abr (EFE).- Quinze baleias que encalharam em uma praia da cidade chilena de Iquique foram devolvidas ao mar por 300 voluntários, que trabalharam durante várias horas, informa hoje a imprensa local.

Três delas, no entanto, apareceram mortas horas mais tarde, apesar dos esforços dos voluntários e militares. Conforme alguns analistas, estes cetáceos são uma espécie que vive em mar aberto, a cem milhas do litoral, e podem ter encalhado por terem vindo para costa à procura de alimentos, principalmente em pequenos peixes e lulas.

As baleias foram avistadas na Praia Brava, de Iquique, a meia-noite do domingo passado e os trabalhos de resgate se prolongaram durante toda a madrugada da segunda-feira, enquanto dezenas de pessoas se preocupavam em jogar água sobre os cetáceos para mantê-los úmidos.

Esses animais, que podem chegar a medir 5 metros de comprimento e alcançar uma tonelada de peso, mas os exemplares que encalharam em Iquique mediam em média 2,5 metros e pesavam 300 quilos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host