UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 10h15

Haitianos limpam escombros de terremoto para abrir espaço a abrigos

Genebra, 27 abr (EFE).- Os haitianos, sob coordenação das Nações Unidas, limpam os escombros do terremoto no centro de Porto Príncipe para abrir espaço à construção de 80 abrigos provisórios mais consistentes que as tendas de campanha espalhadas pela capital haitiana e nos quais caberiam até 2 milhões de pessoas.

Este projeto conta com os auspícios da Organização Internacional de Migrações (OIM), que detalhou em comunicado o plano, no qual destaca a geração de empregos entre os habitantes do país devastado pelo grande terremoto de 12 de janeiro.

O plano visa à limpeza dos escombros nas áreas centrais da capital haitiana e ao retorno gradual das atividades cotidianas prévias à catástrofe.

O bairro de Mangeoire, uma das áreas mais pobres de Porto Príncipe, no distrito de Pacot, é onde se concentra a maioria dos abrigos previstos para construção.

De acordo com a OIM, a ONG Acted ficará encarregada de contratar moradores para que limpem as ruas.

"Há apenas um mês não havia espaço livre para construir casas porque estava todo cheio de escombros", ressaltou o coordenador de abrigos da OIM, Alex Coissac. Mas, segundo ele, "agora se observa uma melhora real. A possibilidade de construir abrigos motivou a comunidade local a acelerar o ritmo do recolhimento de escombros."
Os trabalhos de construção já começaram em 10 abrigos, dos quais cinco já estão praticamente prontos. No entanto, a OIM ressaltou que este será um processo bastante complexo, dadas as "condições meteorológicas desafiadoras".

No bairro de Mangeoire, a líder comunitária Elizaire Emmanuel comentou que, "embora alguns cidadãos se queixem de os abrigos serem um pouco pequenos em comparação a onde viviam antes, estão felizes de voltar a seus bairros".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host